terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ser Protagonista ou Vítima? Qual a sua escolha?



Sei que estou sumido, mas ultimamente ando meio aéreo. Sinto-me muito desfocado. Porém isso não pode acontecer, continuando assim serei mais uma vítima assim como milhares de pessoas. Daquelas que colocam a culpa nas circunstâncias, nos outros, na vida, mas esquecem que são elas que tomam as decisões. Deus nos deu o livre arbítrio para escolhermos o que queremos e para onde estamos indo. Devemos ser protagonistas na nossa vida e não vítimas. Mas o que nos impede de ser o protagonista de nossas vidas?

O Texto que compartilho hoje fala muito disso, e me fez refletir bastante sobre esse momento que estou. Tamanha importância dele, por isso resolvi postá-lo aqui para arquivá-lo e ainda por cima ajudar outras pessoas que podem também inspirar-se com ele. Boa Leitura pessoal!


[...] O ser humano tende a se boicotar o tempo todo. Quer ver só? Você já prometeu recomeçar a praticar atividade física e se viu manter uma vida sedentária? Quais foram os fatores para isso? Ou você já prometeu deixar de comer um doce, pois estava um pouco acima do peso e continuou a comê-los? Novamente, quais foram os fatores para isso? Uns dirão que fatores que não estão sob o seu controle influenciaram para que  o objetivo não fosse alcançado, outros reconhecerão que foi desleixo, preguiça, que não foi dada a devida prioridade ou até mesmo falta de vontade, a pessoa simplesmente não quis.

É claro que fatores externos podem influenciar ou mudar o curso das coisas. Entretanto, o que diferencia um protagonista de uma vitima, é a capacidade de prever algum evento ou até mesmo em planejar como lidar com ele.

Por isso eu digo, cuidado com o seu “autoboicote”. Lembre-se que temos sempre o livre arbítrio de escolher como lidar com cada situação.


Ser protagonista significa influenciar o resultado das coisas e se antecipar a qualquer imprevisto.

Um protagonista sai de casa mais cedo se tem um compromisso para se prevenir de variáveis que estão fora de seu controle como o trânsito ou qualquer outro incidente no percurso. A vítima, além de não sair de casa mais cedo, ainda coloca a culpa no elevador que demorou a chegar, no trânsito ou qualquer evento que o ajude a se justificar e terceirizar sua culpa.

Um protagonista tem habilidade de analisar os eventos de forma distante e neutra. Reconhece os fatores dos quais tem o controle e age sobre os mesmos; e os que estão fora de seu controle, ele os observa com cuidado e atenção para, na medida do possível, neutralizá-los ou diminuir seus danos.

O protagonista sabe de suas responsabilidades e se pergunta o que pode fazer em relação a uma determinada situação ou problema. Ele reage diante da situação, traz o controle para si e influencia os outros a fazer o mesmo.

Lembre-se:
“Qualquer resultado que você conseguir será em função da sua capacidade de reagir ao desafio”. Fred Kofman

Qual a sua escolha?

Texto extraído de: http://www.labssj.com.br/aprendizagem_corporativa/posts/qual-a-sua-escolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário